As mais proeminentes empresas do mercado de dispositivos móveis entraram em acordo com a procuradoria geral da Califórnia para exibir mais informações sobre política de privacidade antes que o usuário faça o download de um novo aplicativo. Entre elas, destaque para a Apple, que até agora não oferecia o recurso para donos de iPhones.
Amazon, Apple, Google, HP, Microsoft e RIM aceitaram informar em suas respectivas lojas de aplicativos quais são as permissões que o aplicativo requer para funcionar. Como exemplo, o acesso à lista de contatos ou ao histórico do navegador. Dessa forma, o consumidor fica ciente do comportamento do app antes mesmo de baixa-lo.
Google e Microsoft já informam sobre a política de privacidade do aplicativo na tela de confirmação de download do Android Market e do Windows Phone Marketplace. Portanto, a Apple sai como principal afetada pelo acordo. A companhia não quis se manifestar sobre o assunto, limitando-se a confirmar que o compromisso foi assinado com a procuradoria geral do estado.
A mudança segue a legislação do estado da Califórnia, que prevê a exibição da política de privacidade antes que o download seja feito. Quem não cumprir o compromisso fica sujeito a processo por infringir as leis de competição injusta e de propaganda falsa.
“A sua privacidade não deveria ser o preço a ser pago para usar aplicativos móveis, mas normalmente é”, disse a procuradora-geral sobre o acordo. Finalmente bom senso sobre esse assunto.