Reconhecida pelo Guinness, o livro dos recordes, como a torre mais alta do mundo, a construção da Tokyo Sky Tree foi concluída nesta quarta-feira (29) em Tóquio.
Com 634 metros de altura, a construção ultrapassou a Canton Tower, na China, que antes detinha o recorde mundial.
De acordo com o Guinness, a estrutura mais alta do mundo é o arranha-céu Burj Khalifa, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e mede 828 metros.
Os planos para construir a Tokyo Sky Tree -- que originalmente se chamaria New Tokyo Tower-- tiveram início em dezembro de 2003.
A torre, que já atrai numerosos curiosos, possui duas plataformas de observação, de 350 m e 450 m de altura.
O local -- que abrigará vários restaurantes, escritórios e lojas-- será inaugurado oficialmente em 22 de maio e dará início à área de Tokyo Sky Tree Town, que ocupará 230 mil metros quadrados. A ideia é atrair visitantes do mundo inteiro, além de ilustrar uma nova cultura e mostrar uma cidade de Tóquio que respeita o meio ambiente, segundo sua concepção.
A construção --apresentada como um novo símbolo da reconstrução do Japão-- deveria ter sido concluída em dezembro passado, mas as restrições ao consumo de energia elétrica, após o acidente da central de Fukushima consecutivo ao desastre de 11 de março, frearam o ritmo das obras.