A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta sexta-feira (25) um balanço da primeira semana da Lei de Acesso à Informação. A lei, em vigência dede o dia 16 deste mês, determina que órgãos públicos respondam a qualquer consulta dos cidadãos sobre dados do governo. Nessa primeira semana, 4,2 mil pedidos de informação foram feitos aos ógãos do executivo federal, de acordo com a CGU. O governo já respondeu 1406 dos pedidos. Segundo a lei, o prazo para a resposta é de um mês.
Ainda de acordo com o levantamento da CGU, responsável por registrar todos os pedidos de consulta feitos ao Executivo Federal, o órgão que mais recebeu perguntas foi a Superintendência de Seguros Privados, ligada ao Ministério da Fazenda e responsável pela fiscalização do mercado de seguros e previdência privada aberta. A Superintendência recebeu, em uam semana, 250 pedidos de informação, o que representa 6% do total.
O segundo órgão mais consultado,segundo a CGU, é o Banco Central; 246 pedidos foram feitos ao BC. Depois, a lista dos órgãos que mais receberam pedidos de informação vêm o Ministério do Planejamento e o INSS.