A ministra de Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta terça-feira (3) que o governo estuda propor uma “fórmula móvel” para o cálculo do tempo de trabalho e a idade do brasileiro na hora de se aposentar.
Uma das propostas de mudança do chamado “fator previdenciário” é a fórmula 85/95, na qual a aposentadoria seria concedida quando a soma da idade e do tempo de contribuição totalizasse 85 anos para mulheres ou 95 anos para homens.
A ministra, contudo, defendeu uma fórmula móvel. O que significa que a fórmula pode ser alterada à medida que aumentar a expectativa de vida do brasileiro. Ideli ponderou que a mudança no tempo de vida médio pode deixar o cálculo defasado.
“Num determinado patamar, ela pode ser adequada. Basta a expectativa de vida crescer mais 5 ou 10 anos, que essa fórmula já fica também defasada. Houve sinal por parte do líderes da possibilidade de nós fazermos uma espécie de fórmula móvel”, declarou Ideli durante café da manhã oferecido por ela a jornalistas, no Palácio do Planalto.