Em discurso nesta terça-feira (3), a senadora Ana Amélia (PP-RS) alertou para a epidemia de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas no Brasil. O tema é tão preocupante que a parlamentar propôs a realização de um seminário, em setembro, para sugerir ações de redução de acidentes e tratar, também, das dificuldades de locomoção nas grandes cidades, diante dos constantes congestionamentos nas vias urbanas.
Segundo dado divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2011, metade do dinheiro destinado ao atendimento de vítimas de acidentes de trânsito na rede pública de saúde foi usado para atender motociclistas. Isso significa que o governo gastou mais de R$ 200 milhões com acidentes de motociclistas.
O número de internações de motociclistas aumentou mais de 95% entre os anos de 2008 e 2011. Entre as regiões brasileiras, Norte e Nordeste são as que mais utilizam as verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) com acidentes de motocicleta, e no Pará, 83% dos atendimentos foram a acidentados com motos. Em Pernambuco, o custo com acidentes com esse meio de transporte subiu mais de 1.286% nos últimos anos.