O balanço divulgado pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) referente ao período de janeiro a junho de 2012, aponta que de aproximadamente 14 mil notificações registradas este ano, 2.698 são por conduzir sem Carteira Nacional de Habilitação, tornando –se a infração mais cometida no primeiro semestre de 2012. Devido a esses dados a Companhia vem reforçando ainda mais a fiscalização.
“O condutor não habilitado é um dos nossos principais focos nas fiscalizações. O aumento do número de condutores inabilitados se deve à facilidade de adquirir o veículo. A pessoa adquire o meio de locomoção e depois tira a carteira de habilitação, o que é muito perigoso, pois esse cidadão não tem conhecimento suficiente para transitar nas ruas da Capital e, desta forma, acaba colocando em risco a sua vida e a do próximo. Devido a esses dados a Ciptran continuará realizando constantes fiscalizações de forma rigorosa pela Capital”, comenta o subcomandante da Ciptran major Itamara Nogueira.
O balanço mostra também que foram removidos 3.294 veículos, sendo que 2.254 foram motos. Deste total, 1.640 devido estar com o licenciamento vencido.
O levantamento também aponta que de janeiro a junho de 2012 a Companhia registrou 5.831 acidentes, sendo 1.137 sem vítimas e 1.723 foram atendidos pelo juizado de trânsito. Desse total 2.969 com vitimas e 21 com mortes, sendo dez motociclistas e cinco pedestres.
A Ciptran divulgou, também, o número de vitimas do trânsito que são encaminhados ao hospital e não resistem. A pesquisa mostrou que nos seis primeiros meses do ano 27 pessoas faleceram após dar entrada no atendimento médico por causa de acidente no trânsito. Entre estes, estão motociclistas e seis pedestres.