Com a correria das grandes cidades e do trabalho, nem sempre há tempo e lugar para comer de forma saudável. Uma pergunta que sempre aparece para quem precisa lidar com a rotina agitada e a necessidade se manter saudável é: como driblar a fome com boas opções e manter a dieta equilibrada? Ricardo Zanuto, nutricionista mestre em fisiologia humana dá algumas dicas para conseguir se alimentar sem exageros.
"É fundamental ter em mãos barrinha de cereal integral rica em proteínas e de baixa caloria e uma fruta, como banana, maçã ou pera, que são opções práticas. Água de coco em caixinha ou iogurte desnatado para acompanhar até três castanhas-do-Pará são outra possibilidade", diz o nutricionista.
Zanuto também alerta sobre o café da manhã: a refeição não é o suficiente para passar o dia. Este hábito pode levar a pessoa a engordar, inclusive, de acordo com ele. O nutricionista explica que o jejum prolongado pode deixar o metabolismo energético mais lento: "como consequência, em longo prazo, a pessoa começa a acumular gordura mais facilmente". Embora seja uma refeição importante, após três horas de jejum, o organismo começa a usar as reservas de gordura e também de proteína (massa magra) para produzir energia aos processos fisiológicos. Portanto, se o objetivo é manter o peso, ficar sem comer é a primeira coisa a desconsiderar. “Lembrando que alimentos de caloria elevada, como doces, chocolates e café em excesso devem ser evitados”, acrescenta o profissional.
Além das frutas e barrinha de cereal, o nutricionista recomenda lanchinhos para quem tem uma vida agitada. Para ele, se possível, o ideal é investir um tempinho para planejar e fazer sanduíches antes de sair de casa para consumir ao longo do dia. "Existem várias receitas de baixa caloria, como pão integral light, creme de ricota ou queijo branco e peito de peru light. Também é possível fazer patê com peito de frango e ricota. São lanches que não vão ultrapassar 150 calorias e que possuem grande valor nutricional", conclui.