A expectativa dos varejistas sobre as vendas para o Dia dos Pais caiu em relação ao ano passado, segundo pesquisa divulgada hoje (31) pela empresa de consultoria Serasa Experian. O levantamento constatou que 41% dos mil empresários e executivos do varejo entrevistados esperam que ocorra aumento do faturamento, 39% disseram acreditar em estabilidade e 20%, em queda. Em 2011, a parcela mais otimista chegou a 55%.
Entre as mais otimistas este ano estão as grandes lojas, com 72% dos varejistas acreditando em melhora. Entre as médias, 56% apostam no aumento das vendas e entre as pequenas, 41%. A Região Norte é que tem mais lojistas otimistas (63%), seguida pelo Nordeste (42%); Centro-Oeste e Sul, com (41%); e o Sudeste (34%).
Segundo os economistas da Serasa, a parcela menor de lojistas otimistas para a data este ano está ligada ao nível de atividade econômica e aos indicadores de inadimplência, além das condições financeiras das empresas. As grandes empresas do varejo, de acordo com a Serasa, são as mais otimistas porque têm maior liquidez e, muitas vezes, mantêm parcerias com bancos, o que possibilita melhores condições para fazer promoções mais adequadas às necessidades do consumidor.