Já está em Corumbá o helicóptero do Ibama que auxilia os brigadistas do Prevfogo a combater os incêndios florestais espalhados pelo Pantanal. A aeronave, equipada com uma bolsa com capacidade para carregar até 500 litros de água, começou a operar na manhã deste sábado, 11 de agosto.
O primeiro local a receber o reforço foi a margem esquerda do rio Paraguai, bem próximo ao Porto Geral, sentido Corumbá-Ladário. Há vários dias o fogo consome a mata ciliar, seca por causa da estiagem que já dura quase dois meses.
Segundo o coordenador do PrevFogo no Estado, Marcio Yule, o helicóptero vai trabalhar principalmente nas regiões de difícil acesso, inclusive transportando a equipe de brigadistas. A brigada de Aquidauana também foi deslocada para a cidade para ajudar no combate aos focos.
Só de sexta-feira para este sábado, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) detectou 69 novos incêndios no município.
urante todo o mês de agosto já são mais de 700 focos. Além de devastar a mata da planície pantaneira, a fumaça provocada pelo fogo atrapalha o cotidiano da população. Aliada a baixa umidade relativa do ar, na casa dos 19% às 12h deste sábado, prejudica a saúde das pessoas, principalmente daquelas que têm problemas respiratórios e alérgicos.
Nas escolas de Rede Municipal de Ensino, as aulas de Educação Física foram substituídas por atividades lúdicas que exigem menos desgaste do corpo. A recomendação é Aque a população se hidrate bastante e evite exposição ao sol. Quando a utilização do ar-condicionado foi indispensável, uma vasilha com água deve ser colocada no ambiente.