Logo Correio do Estado

EDUCAÇÃO Escolas municipais da Capital mantêm vice-liderança em ranking nacional Escolas municipais da Capital mantêm vice-liderança em ranking nacional 15 AGO 2012 • POR Gabriel Maymone • 17h00

Campo Grande manteve a vice-liderança no ranking de classificação de escolas municipais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado ontem (14), pelo Ministério da Educação (MEC).

Com média de 5,8 no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 5,0 nas séries finais (6º ao 9º ano), os alunos superaram as metas estabelecidas pelo governo, que eram de 5,0 e 4,2, respectivamente. A primeira colocada, entre as escolas municipais, é Florianópolis (SC), com índice de 6,0 (1º ciclo) e 4,6 (2º ciclo).

A melhor pontuação entre as escolas da rede municipal da Capital ficou com a Geraldo Castelo, que obteve índice de 7,4, seguida pelas escolas Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo (7,0), Professora Brígida Ferraz Foss (6,9) e Professor Luis Antônio de Sá Carvalho (6,9).

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações da provinha Brasil.