A presidente argentina, Cristina Kirchner, sofreu uma lipotimia (perda de consciência temporária) que a obrigou a cancelar as atividades que tinha previsto para esta quarta-feira, segundo boletim médico divulgado pela Casa Rosada.
Cristina "apresentou um episódio de lipotimia (perda mais ou menos completa da consciência e das funções motoras), e por isso foi recomendada a suspensão das atividades e repouso", disse o médico. Segundo comunicado da Unidade Médica Presidencial, a presidenta argentina permanecerá 24 horas em repouso.
A governante havia previsto viajar para o Estado de Jujuy, a 1,5 mil km de Buenos Aires, para participar de uma cerimônia local acompanhada pelo vice-presidente Amado Boudou e pelo governador Eduardo Fellner.
Cristina Kirchner sofreu de lipotimia outras vezes. Em outubro do ano passado, em meio à campanha eleitoral, Cristina registrou outro episódio de lipotimia e suspendeu as atividades por 48 horas.
Outros dois quadros de baixa pressão foram identificados em abril deste ano e em janeiro de 2011. Em janeiro de 2009, ela cancelou uma visita oficial a Cuba pelo mesmo motivo.