Quatro corredores ecológicos no Cerrado unindo as Unidades de Conservação (UCs) Emas-Taquari, Paranã-Pirineus, Chapada dos Veadeiros-Serra do Tombador e Jalapão estão sendo estudados pelo governo e contam com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O objetivo da iniciativa é ligar quatro UCs importantes para a biodiversidade, auxiliar na manutenção de processos ecossistêmicos do bioma a fim de ajudar na conservação das espécies.
Corredores ecológicos são porções de ecossistemas naturais que ligam UCs. A sua existência facilita a dispersão das espécies e a recolonização de áreas antes degradadas. "O corredor ecológico possui grande relevância para a manutenção dos processos ecossistêmicos e para a viabilidade em longo prazo da biodiversidade existente nas unidades de conservação e outras áreas protegidas", afirma o coordenador de Mosaicos e Corredores Ecológicos do ICMBio, Allan Crema.
O projeto do Corredor Ecológico da Região do Jalapão, localizado na região leste do Estado do Tocantins, que abrange uma parte dos Estados da Bahia, do Piauí e do Maranhão, já está em desenvolvimento.