Pais de autistas se reuniram na manhã deste domingo (23), na Rua 13 de maio com a Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (MS), para um movimento em prol da aprovação no Senado do projeto de lei (nº 168/11) que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Toda vez que o semáforo ficava vermelho, alguns deles distribuíam panfletos explicativos aos motoristas e colhiam assinaturas para o abaixo-assinado a favor da aprovação. Outros pais seguravam a todo momento uma faixa com os dizeres: “Brasil mobilizado pelos direitos dos autistas” e o resto do grupo levantava peças de quebra-cabeça que, unidas, diziam: “O Brasil precisa aprovar o PLS 168/11 urgente”. A movimentação aconteceu até às 11h30min.
Por conta da nomenclatura, o autista não é considerado uma pessoa com deficiência, o que faz com que perca alguns direitos, como o tratamento especializado na rede pública de saúde, acompanhamento escolar especializado nas classes de ensino regular e acesso a medicamentos de forma gratuita. Com a aprovação do projeto, esses direitos serão garantidos não só àqueles que tem o laudo conclusivo do autismo, mas aos que possuem dificuldade comportamental característica.
As pessoas interessadas em participar do abaixo-assinado devem CLICAR AQUI