Morreu hoje, em Dourados, aos aos 91 anos, o missionário Nelson Alves dos Santos, ministro evangélico aposentado pela Igreja Batista. O corpo está sendo velado na 1ª Igreja Batista de Dourados, localizada à Rua João Cândido Câmara, número 10, esquina com Rua Cuiabá, onde será celebrado, às 20h, um culto em ação com graça com a presença de lideranças Batista de toda região. O sepultamento será amanhã (03), às 9h, no Cemitério Parque de Dourados.
Nelson Alves dos Santos nasceu no dia 21 de dezembro de 1921 na cidade de Januária, MG, no Estado de Minas Gerais. filho de Antonio Alves dos Santos e Maria Efigênia dos Santos. Órfão de pai aos seis anos de idade, com sete anos de idade é encaminhado para a Fazenda Brejão, em Minas Gerais, onde deveria começar seus estudos. Com treze anos de idade, deixa Minas Gerais e vai para região Araraquara, cidade interiorana de São Paulo.
No dia 21 de dezembro de 1941, com vinte anos de idade, ouve a Palavra de Deus e é batizado pelo Pr. Rafael Gioia Martins, da Igreja Batista em Andradina, Estado de São Paulo. No dia 24 de julho de 1943 casou-se com Anna Rodrigues Santos. Do matrimônio vieram 8 filhos: Elias, João, Anita, Moisés, Elizeu, Daniel, Isaias e Ester. Atualmente a família é completa por 6 noras, 2 genros, 29 netos e 24 bisnetos.
Foram inúmeros trabalhos sociais e religiosos ao longo da vida, com destaque para a evangelização na região Noroeste do Estado de São Paulo, onde ajudou a construir oito templos Batista. Como evangelista itinerante pregou pela primeira vez nas cidades de Mirandópolis, Murutinga, Alfredo Castilho e Planalto.
Em 26 de março de 1956 chegou em Dourados. Em 1958 mudou-se pra Vila Brasil, atual Fátima do Sul, onde trabalhou na agricultura e na pregação do evangelho, ajudando ali na fundação da Igreja Batista. No mesmo ano adquire um sitio na 4ª Linha, perto de Vila Gloria (Glória de Dourados) que começava a surgir. Permaneceu em Vila Gloria por dez anos. Deixou uma igreja organizada com 116 membros e o templo construído. Dali seguiu para Lagoa Bonita, iniciando o trabalho em sua própria residência. Após quatro anos e meio deixou a igreja organizada com 104 membros e templo construído.
Estando ainda em Lagoa Bonita iniciou e organizou a igreja em Vila União, deixando um tempo construído com 68 membros. Depois Lagoa Bonita, Deodápolis e Ipezal, onde também organizou as Igrejas Batistas com seus membros e templos construídos. No ano de 1967, a convite da 1ª Igreja Batista em Dourados, volta a residir em Dourados e trabalhando como evangelista desta, iniciou uma nova, formou e organizou na Vila Alvorada, hoje Jardim Flórida a 3ª Igreja Batista.
Reabriu e ajudou organizar Igrejas na Cabeceira Alegre (hoje Vila Industrial), Caarapó, Naviraí. No ano de 1973, com a vinda do Pr. Williams Balaniúc, que assumira a 1ª Igreja Batista, ambos avançam o trabalho missionário evangélico, abrindo novas frentes de trabalho. Entre elas destacaram-se Rio Brilhante, Taquari e Alto Araguaia, no norte do Estado, hoje Mato Grosso; Morumbi e Ilhas do Rio Paraná; Jardim Água Boa, Parque das Nações, entre outros.
Foi ordenado Pastor no ano de 1979, por ocasião do Jubileu de Prata da 1º Igreja Batista de Dourados, dentro das festividades, consta a organização da 2ª e 3ª Igrejas, respectivamente nos bairros de Água Boa e Jardim Flórida. Assumiu o pastorado da 3ª Igreja Batista no dia 10 de agosto de 1979 até 1982. Atuou como pastor interino na Associação das Igrejas Batistas de Mato Grosso do Sul por longos anos assistindo aproximadamente 40 Igrejas em vários municípios deste Estado
O Seminário Teológico Batista Anna Wollerman, inicialmente Instituto, nasceu no coração de quatro pessoas, entre eles o Pastor Nelson Alves dos Santos e os demais Pr. Williams Balaniuc, Missionária Anna Wollerman e Missionária Ester Ergas. De 1981 a 2000 atuou como líder espiritual e conselheiro no Seminário Batista Anna Wollerman. Na gestão de 2001/2002, foi presidente de honra da Convenção Batista Sul Mato-grossense.