Logo Correio do Estado

Novela 'Avenida Brasil' ganha destaque na mídia internacional Novela 'Avenida Brasil' ganha destaque na mídia internacional 21 OUT 2012 • POR g1 • 05h00

O último capítulo de “Avenida Brasil”, exibido na noite desta sexta-feira (19), rendeu assunto também para a mídia internacional. O site do jornal britânico “The Guardian” destacou o fato de a presidente Dilma Rousseff ter adiado o comício que faria com Fernando Haddad, candidato do PT à prefeitura de São Paulo, para não perder quórum por conta da novela (o evento aconteceria no mesmo horário, às 21h). O assunto ainda rendeu reportagens no site da BBC da América Latina e Caribe.

O jornal francês “Le Figaro” creditou a popularidade da novela ao “inovador” retrato da ascensão social dos brasileiros. “O Brasil está apaixonado por uma novela”, defendeu a publicação logo no título.

No primeiro parágrafo, o jornal enumera as qualidades e os supostos defeitos dos personagens do Divino, bairro que tentou retratar a vida nos subúrbios do país. “Eles falam alto, não são educados, mas são trabalhadores e solidários."

O protagonismo da classe C na novela também pautou a reportagem do site argentino InfoBae. O tópico #OiOiOiFinal virou o assunto mais comentado no Twitter na noite desta sexta-feira (19). Às 21h25, quando o primeiro bloco era exibido, 4 dos 10 "assuntos do momento" (trending topics, em inglês) na rede social eram relacionados à trama.

Escrita por João Emanuel Carneiro, e dirigida por Amora Mautner e José Luiz Villamarim, a história foi baseada no desejo de vingança de Nina. Após a morte de seu pai, papel que foi de Tony Ramos, a menina foi abandonada em um lixão próximo a Avenida Brasil, na zona norte do Rio, pela madrasta Carminha. Nina, depois, acabou sendo adotada por um casal de argentinos, mas cresceu determinada a voltar ao país de origem e punir seu algoz.