Logo Correio do Estado

PROJETO Atendimento reduz diganóstico avançado de câncer Atendimento reduz diganóstico avançado de câncer 19 NOV 2012 • POR DANIELLA ARRUDA • 00h00

Em um ano de atendimento itinerante, a equipe do Projeto de Prevenção do Câncer-Unidade Móvel (PPC-UM) conseguiu baixar de 65% para 19% o índice de diagnósticos de câncer em estágio avançado entre os pacientes dos 20 municípios atendidos em Mato Grosso do Sul.

De um total de 5 mil pessoas a passar por avaliação no ônibus de prevenção do câncer, especialmente adaptado para consultas, exames e cirurgias de pequena e média complexidade, 200 foram diagnosticadas com a doença e encaminhadas para Campo Grande nesse período, recebendo tratamento no Hospital do Câncer Alfredo Abrão, referência no Estado em tratamento oncológico.

“Para nós, isso demonstra a eficácia do projeto, porque significa que foi possível salvar mais vidas, reduzindo os óbitos. Também gastou-se menos e (com o diagnóstico precoce) o tratamento é menos sofrido para o paciente, sem amputações e sequelas”, comentou o coordenador do projeto, Fabrício Colacina Silva. 

Leia mais no jornal Correio do Estado