Logo Correio do Estado

Congresso Nacional André acompanha votação de vetos no Congresso André acompanha votação de vetos no Congresso 19 DEZ 2012 • POR Osvaldo Júnior • 09h42

O governador André Puccinelli permanece nesta quarta-feira em Brasília para acompanhar a sessão do Congresso para votação de vetos, que foi confirmada para hoje pelo presidente do Senado, José Sarney.

A Câmara e o Senado se reúnem, hoje, às 11h (horário de MS), para votar 3,2 mil vetos presidenciais, entre os quais está o relativo à distribuição dos royalties do petróleo. A votação de todos os vetos foi estratégia encontrada pelos produtores de petróleo para votar ainda neste ano o veto relativoa oas royalties sem deixar de atender à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). No caso de Mato Grosso do Sul, se o veto for derrubado, o governo estadual e as prefeituras sul-mato-grossenses recebem R$ 150 milhões/ano em royalties.

O presidente do Congresso, José Sarney, convocou a sessão depois que um grupo de líderes partidários que representam a maioria dos congressistas apresentou um requerimento pedindo que todos os vetos existentes fossem colocados em pauta e votados em ordem cronológica, como determinou o ministro do STF Luiz Fux. O pedido foi encabeçado por um grupo de deputados e senadores de estados não-produtores.