Logo Correio do Estado

DEFESA NACIONAL Forças Armadas investem na modernização para ter poder de fogo Forças Armadas investem na modernização para ter poder de fogo 30 DEZ 2012 • POR THIAGO ANDRADE • 00h00

A modernização das Forças Armadas está levando o Brasil a fazer investimentos pesados em reequipamento, indo desde o desenvolvimento de navios, submarino de propulsão nuclear, aviões de caça de alta performance e uma nova família de blindados, até a aquisição de mísseis. Nesse contexto, a Força Aérea, por exemplo, receberá a partir de 2015, o A-Darter, um míssil capaz de manobrar até 10 vezes mais rápido que um avião de combate.

Já a Marinha trabalhará os sistemas de armas do Míssil Superfície-Superfície Anticarro MSS 1.2 AC, de médio alcance. Enquanto isso, a Força Terrestre aposta nos mísseis AV-TM 300, com alcance na faixa de 300 quilômetros e com capacidade de navegação inteligente até seus alvos.

Por conta de seus projetos de defesa nacional, o Brasil fechou o ano de 2012 fazendo grandes investimentos na área e outras aplicações ainda maiores deverão ocorrer nos próximos anos. São mais de R$ 124 bilhões que serão investidos nos próximos 20 anos em programas estratégicos no âmbito das três forças - Exército, Marinha e Aeronáutica.

Leia mais no jornal Correio do Estado