Logo Correio do Estado

Assembleia Legislativa Amarildo diz que será opositor com diálogo Amarildo diz que será opositor com diálogo 7 JAN 2013 • POR Gabriel Maymone • 10h30

Após seis meses na superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), Amarildo Cruz (PT) retorna à Assembleia Legislativa para exercer o mandato de deputado estadual (como suplente de Paulo Duarte (PT), prefeito eleito em Corumbá). Ele diz que fará oposição ao atual governo, mas não evitará o diálogo com a atual administração. O petista exerceu mandato de deputado estadual entre 2007 e 2010, quando concorreu à reeleição e ficou como suplente de Paulo Duarte.

Para os próximos dois anos, Amarildo diz que a Assembleia precisa ficar mais próxima da população. “Tem que haver debate com a sociedade, mais audiências públicas. Todos os setores tem que participar para democratizar o legislativo”.

“A experiência adquirida com o Ibama me dá mais condições na questão ambiental. Temos de cobrar do Estado um papel mais forte nesse sentido. A legislação vem mudando e passando cada vez mais ao Estado a responsabilidade na gestão ambiental”, reforça Amarildo.

História

Em seu mandato anterior na Casa, Amarildo apresentou projetos como o de restabelecimento da mata nativa proibindo por cinco anos a derrubada de árvores para produção de carvão, o que deveria ser feito somente por florestas plantadas.

Outros projetos foram sobre o aproveitamento das águas pluviais e da instalalação de placas para captação de energia solar em casas financiadas pelo poder público.

As propostas não tiveram êxito. Ou foram vetadas pelo Governo ou não foram aprovadas pela Assembleia Legislativa.