Em busca de recursos do Ministério da Saúde para combater a epidemia de dengue em Campo Grande, o prefeito Alcides Bernal (PP) vai decretar estado de emergência. Até o dia 16 deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) registrou 7.029 casos da doença, o que superou o notificado no mesmo período, em 2007, quando a Capital também enfrentou epidemia e, em todo o mês de janeiro, 12 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença.
O anúncio da situação de emergência foi feito ontem, em entrevista coletiva, mas o decreto só deve sair na segunda-feira (21). Além de facilitar a conquista de recursos da União, o fato de ter decretado emergência desobriga o município a contratar serviços por meio de licitação. “O cenário é preocupante e, nesta situação, o decreto de emergência vai salvar vidas”, disse Bernal.
Segundo o secretário municipal de Saúde Pública, Ivandro Fonseca, o Ministério da Saúde tem R$ 1 milhão disponíveis para o combate à dengue. Ele disse que a secretaria já está trabalhando no plano estratégico de combate e que vai pleitear parte desses para comprar equiamentos para os agentes e também para reforçar a limpeza da cidade.
Leia mais no jornal Correio do Estado