Logo Correio do Estado

Êxodo Bolivianos invadem o Brasil em busca de trabalho semiescravo Bolivianos invadem o Brasil em busca de trabalho semiescravo 25 FEV 2013 • POR Thiago Gomes • 00h02

Bolivianos estão invadindo o Brasil, numa fuga em massa de busca por emprego clandestino, geralmente um trabalho semiescravo em São Paulo. A constatação é da Polícia Federal, que tem registrado uma grande procura por atendimento em seu Serviço de Imigração, a partir de Corumbá, principalmente neste começo de ano. Dificuldades econômicas enfrentadas por uma significativa parcela da população do país vizinho, aliada ao sonho de nova vida na maior cidade da américa latina, são apontadas como responsáveis por esse êxodo.

Segundo as informações da Delegacia de Polícia Federal em Corumbá, de 600 a 800 bolivianos, em média, tem buscado o Serviço de Imigração, junto ao Posto Esdras, na linha de fronteira. Essa demanda vem provocando a superlotação do setor de atendimento a estrangeiros, fazendo com que o local seja sinônimo de prolongadas horas de espera na fila.

“Não é um problema operacional, de falta de servidores para o atendimento, mas sim o reflexo de uma situação de cunho social. Estamos observando uma fuga em massa de bolivianos para o Brasil e a maioria deles é pela tentativa de obter um trabalho”, explica o agente da PF responsável pelo Serviço de Imigração. 

Leia mais no Correio do Estado