Logo Correio do Estado

prefeitura de Paranaíba

Tita diz que aguarda para tomar posse

Tita diz que aguarda para tomar posse

10 ABR 2013 • POR VÂNYA SANTOS • 11h10

O deputado Diogo Tita, do PPS, disse hoje (10) pela manhã, na Assembleia Legislativa que está aguardando ser comunicado pela Justiça Eleitoral para tomar posse como prefeito de Paranaíba.

O mandato de José Garcia de Freitas (PDT), o Zé Braquiara, foi cassado ontem (09) duas vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). E foi determinada a posse imediata de Diogo Tita.

Indagado pelos jornalistas sobre seu relacionamento como prefeito cassado, ele disse que chegou a tecer elogios sobre ele em épocas passadas, a quem tinha em conta como “uma pessoa humilde”. E lembrou que tão logo Zé Braquiara assumiu a prefeitura, simplesmente “passou a nem mais cumprimentar”. Continuando, disse em tom bem humorado que Zé Braquiara também quis tentar “ensinar as coisas a Jesus Cristo”.

Cassação
Da acusação de abuso de poder e influência nas eleições ao distribuir dez mil cartilhas próximo do pleito em outubro de 2010, Braquiara foi cassado por unanimidade. Em relação ao processo de uso da página virtual institucional da prefeitura para benefício eleitoreiro, ele perdeu por maioria. Mesmo caso do ex-prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB).

Segundo o presidente regional do PT do B, Morivaldo Firmino de Oliveira, quem assume a vaga de Tita na Assembleia Legislativa, é o ex-prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Osvane Ramos.

Braquiara poderá recorrer do Tribunal Superior Eleitoral, mas a decisão em segunda instância já será aplicada. A decisão do TRE é a mesma aplicada aos prefeitos de Aquidauana e Porto Murtinho, em que os eleitos nem chegaram a tomar posse.