O Navairaiense não teve o resultado que esperava no jogo de ida contra o Paysandu pela segunda fase da Copa do Brasil. Mas também não foi o pior deles. O time paraense venceu o jogo pelo placar mínimo e agora os dois times voltam a se enfrentar no dia 15, no Estádio da Curuzu, em Belém-PA, para definir o classificado. O Papão joga pelo empate enquanto o Naviraiense precisa de uma vitória por 1 a 0 para levar a decisão para os pênaltis ou pela mesma diferença, desde que faça dois gols, para se classificar. Se o CEN não venceu o primeiro jogo na Copa do Brasil, mantém uma escrita igualamente importante ao garantir mais uma vez o jogo de volta, o que aconteceu no confronto contra o Santos em 2010, Santo André em 2011 e a Portuguesa neste ano.
O Naviraiense foi para o jogo com mudanças. O goleiro Washington e o atacante Augusto, envolvidos em duscussões com companheiros durante o último treino, foram afastados do jogo, dando lugar para Roger Paranhos e Cristiano, voltando ao clube para sua terceira passagem. Augusto, aliás, segundo o técnico Paulinho Rezende, está definitivamente, fora do grupo. As outras mudanças foram por ordem técnicas. Vinícius foi o companheiro de zaga de Robenval e Léo, outro contratado para a competição, jogou no meio na vaga de Jean Batatais.
A vantagem do Paysandu aconteceu logo no início do jogo e num erro do sistema defensivo do Naviraiense. Aos sete minutos, Adriano Chuva pegou mal na bola ao tentar afastar e deixou a bola limpa para Rafael Oliveira. De fora, ele bateu por cima do goleiro Roger Paranhos, fora de posição, para abrir o placar. Depois o Naviraiense ainda equilibrou o jogo, mas faltou poder de fogo para levar perigo ao goleiro Zé Carlos.
No segundo tempo, o Naviraiense ainda teve o atacante Cristiano, que voltava ao clube apenas para a disputa da Copa do Brasil, expulso aos 21 minutos após agredir o zagueiro Ricardo Capanema. O número de jogadores em campo voltou a ficar igual sete minutos depois quando o próprio Capanema, após cometer uma falta, levou o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho. Apesar do esforço dos jogadores do CEN, mais uma vez não soube aproveitar os momentos de superioridade para buscar o empate e segue sem vitórias na Copa do Brasil.