Em seu 26º aniversário, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em Dourados, homenageou diversas personalidades, nesta terça-feira (28), com a Medalha Águia da Fronteira.
A partir de uma necessidade de segurança na área rural o departamento foi criado e, entre as personalidades civis, homenageou produtores rurais dos municípios de Nova Alvorada do Sul, Caarapó e Ponta Porã.
O governador André Puccinelli fez questão de ressaltar a importância da instituição para levar mais segurança e tranquilidade aos sul-mato-grossenses.
Atualmente o DOF atua em 51 municípios, com presença mais efetiva na linha fronteiriça, em especial na área rural. O trabalho é realizado por mais de 120 policiais militares e civis.
Conforme o comandante do DOF, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, foi uma longa caminhada para chegar ao atual modelo e que vem servindo de referência para outras instituições do Brasil.
“São 1.517 quilômetros de fronteira com o Paraguai e a Bolívia atuando também nas estradas vicinais. Nestes locais com certeza haverá uma equipe pronta para agir. Este trabalho realizado tem tido reflexos em outras unidades da Federação sendo que grande parte das drogas e armas apreendidas se destinam aos grandes centros do País. Hoje somos reconhecidos nacionalmente”, disse o coronel ao ler a Ordem do Dia.