O indígena da etnia Terena Joziel Gabriel Alves, de 34 anos - primo de Oziel Gabriel, morto em confronto na última quinta-feira (30), foi baleado nas costas em conflito entre índios e funcionários da Fazenda São Sebastião, por volta das 16h30min, em Sidrolândia (MS). Ele chegou a ser atendido no Hospital Elmiria Silvério Barbosa e chegou por volta das 18h52min na Santa Casa de Campo Grande, em estado grave. Ele chegou acompanhado do irmão, que entrou sem falar com a imprensa.
Segundo informações, a vítima não está sentindo as pernas, mas está consciente. Joziel teria dito apenas que viu uma caminhonete de cor prata no momento dos disparos.
Conforme o proprietário da fazenda, Guilherme Côrrea, ele cria gado na área e vai tentar retirá-los do local amanhã. Ele não informou a quantidade de cabeças de gado possui. Ainda conforme o fazendeiro, ele não viu a invasão, pois não estava no local no momento, mas relata que um funcionário saiu correndo para buscar refúgio na propriedade vizinha. Ele disse que há indícios de fumaça vindo da propriedade, mas não sabe dizer que os índios atearam fogo.
A área faz parte dos 17,2 mil hectares reivindicados pelos indígenas, mas, segundo o proprietário da terra, nunca havia sido invadida.
Pelo menos 300 índios terena da Aldeia Buriti, em Dois Irmãos do Buriti, estão neste momento concentrados na entrada da Fazenda São Sebastião de 1.500 hectares. Eles chegaram na propriedade à tarde e teriam sido recebidos a bala pelos funcionários, conforme informações fornecidas por moradores da comunidade.
Em instantes mais informações.
*Editada às 19h15min para acréscimo de informações