Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Simpósio Internacional para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho, no auditório do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Cerca de 250 pessoas são aguardadas no encontro que pretende dar continuidade ao trabalho de conscientização de agentes e autoridades envolvidos no combate a esse tipo de crime.
Entre 2005 e 2011, o tráfico de pessoas fez 475 vítimas no Brasil, segundo o Ministério da Justiça. A intenção do CNJ é aumentar a conscientização dos operadores de Direito e daquelas pessoas que lidam diretamente com as vítimas do tráfico humano para que o crime possa ser detectado e punido com o rigor necessário.
O III Simpósio tem como público-alvo magistrados, conselheiros tutelares, integrantes dos Comitês Estaduais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, além de membros de toda a rede de repressão ao crime e atendimento às vítimas. Os participantes receberão certificados produzidos pela Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do SUL (Ejud-MS).