Após um ano de testes no Brasil, uma das maiores redes sociais espanhola Tuenti ganhou sua versão defnitiva no País. Lançado em julho do ano passado na América Latina, a ferramenta, que valoriza a interação com amigos reais, tem como foco a privacidade e a segurança.
O principal diferencial do Tuenti é que os perfis não são indexados em buscadores como Google e as opções de privacidade padrão do serviço são as máximas: informações pessoais e fotos podem ser visualizadas apenas por amigos.
O nome da plataforma, "Tuenti", é um trocadilho com a expressão em espanhol "tu entidad" ("sua identidade") e a palavra inglesa "twenty" ("vinte"). Depois de analisar milhões de mensagens, a empresa comprovou que a maioria dos usuários se comunica com somente 20 pessoas, e que 90% das mensagens enviadas sempre têm como destinatários alguns poucos amigos.
A rede social aceitava novos membros apenas com convites, o que não acontece mais hoje, com 10 milhões de usuários únicos na Espanha (6 milhões deles pelo celular), onde supera sites como Google e Facebook em tráfego.