A Microsoft anunciou nesta quarta-feira a versão preview do Windows 8.1, atualização do sistema operacional da companhia lançado em outubro do ano passado. A versão de testes já está disponível para download para quem tem o Windows 8 instalado. A versão final do software deve ser disponibilizado até o fim do ano. Durante a conferência de abertura do Microsoft Build, evento anual para desenvolvedores da companhia, o CEO da empresa, Steve Ballmer, mostrou algumas das novidades na atualização do Windows.
As novidades no sistema incluem melhorias em áreas como personalização da plataforma e pesquisa. O Windows 8.1 traz de volta a função do botão Iniciar que foi removido do Windows 8.
O Windows 8.1 trará também atualizações que permitirão que o usuário inicie o sistema diretamente na versão clássica da área de trabalho, além de uma melhoria na busca do sistema, que incluirá, além de resultados da web, aplicativos e documentos. Outras melhorias incluem a atualização automática de aplicativos, mais opções de personalização e maior integração com o SkyDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft.
Uma das maiores mudanças no Windows 8.1 é a possibilidade de rodar diversos aplicativos lado a lado. Enquanto no Windows 8 o uso simultâneo de programas é limitado a dois, com a divisão da tela somente na proporção de 30% e 70% de cada um deles, na atualização o usuário poderá usar mais softwares simultanemanete, podendo personalizar quanto espaço quer que cada um deles ocupe na tela.
A chefe da divisão Windows, Julie Larson-Green, mostrou as novidades do novo sistema em um tablet de 8.1 polegadas no palco do Moscone Center, em San Francisco.
Steve Ballmer, que mostrou alguns dispositivos rodando Windows 8 e Windows Phone 8 durante o evento, anunciou também que os aplicativos de "revista digital" Flipboard e do Facebook terão uma versão oficial para Windows 8.