Reportagem na edição deste sábado do jornal Correio do Estado informa que o Ministério Público Federal (MPF) avalia investigar os procedimentos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na venda do Grupo Rede Energia.
Uma solicitação de fiscalização foi encaminhada à procuradoria do órgão, em Mato Grosso do Sul, no último dia 12, destacando problemas na Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul), que hoje impediriam o repasse do controle acionista a atual interessada – Energisa. A assessoria de imprensa do MPF informou que o pedido ainda não foi analisado.
A solicitação foi feita pela Real Brasil Consultoria. De acordo com o diretor presidente da empresa, Fernando Abrahão, que é economista especialista no setor elétrico, o receio é de que a Aneel dê anuência à venda e, o grupo Energisa, não consiga honrar com o pagamento dos R$ 3,3 bilhões que se comprometeu na proposta, mais todo o passivo que ela desconhece, das nove distribuidoras do Rede, incluindo a Enersul. A reportagem é de Adriana Molina.