Logo Correio do Estado

Por mais 2 anos Grupo Rede, da Enersul, continua sob intervenção da Aneel Grupo Rede, da Enersul, continua sob intervenção da Aneel 21 AGO 2013 • POR Paula Vitorino • 16h52

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou por mais dois anos a intervenção administrativa para oito concessionárias do Grupo Rede Energia, do qual pertence a Enersul. Além de Mato Grosso do Sul, o grupo tem empresas operando nos estados de Tocantins, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Segundo a Agência, a intervenção precisou ser estendida por conta da indefinição sobre o “futuro e transferência de controle societário das empresas”.

O Grupo Rede está sob intervenção desde 31 de agosto do ano passado, e mesmo assim novas irregularidades surgiram. A Enersul é suspeita de aplicar “calote” em 30 mil proprietários rurais do Estado, com uma dívida estimada em mais de R$ 400 milhões.

Apesar da prorrogação, a Agência informou em nota que a intervenção pode ser interrompida a qualquer momento, com a definição judicial sobre a situação das concessionárias.

A Aneel resolveu decretar a intervenção porque considerou que o endividamento das concessionárias coloca em risco a prestação adequada dos serviços de distribuição de eletricidade. Os principais objetivos da medida foram a defesa do interesse público, a preservação do serviço adequado aos consumidores e a gestão dos negócios das concessionárias.