A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) divulga hoje (7) o resultado da pesquisa dos preços praticados nos brinquedos em lojas do segmento e em hipermercados da Capital para auxiliar o consumidor nas compras do Dia das Crianças. A pesquisa coletou no dia 3 de outubro os preços de 245 itens nos cinco principais estabelecimentos que comercializam brinquedos em Campo Grande. O superintendente do Procon Alexandre Rezende alerta que a pesquisa é fundamental e indispensável na hora de comprar o presente. Itens como certificação, qualidade e preço devem ser levados em conta na hora da compra.
A orientação do Procon é para que os pais procurem o selo do Inmetro na embalagem do brinquedo. “Os brinquedos devem ainda ser adequados para a faixa etária das crianças, inclusive os importados, para que a saúde da criança não seja comprometida na hora da brincadeira”, alerta o superintendente Alexandre Rezende. O órgão de defesa do consumidor fará ainda um parâmetro comparativo dos preços praticados em 2012 com objetivo de verificar se houve oscilação de preços. “Queremos ver se este ano está mais barato ou mais caro presentear no Dia das Crianças”, explicou Alexandre.
O Procon dá algumas dicas para a compra de brinquedos para o Dia das Crianças. É preciso verificar se o brinquedo tem o selo do Inmetro, que deve ser na cor amarela ou preto e branco, contendo a inscrição “segurança”. O brinquedo deve ter indicação de faixa etária, na cor vermelha. Já os brinquedos comercializados no Brasil devem ter as indicações em língua portuguesa. O Procon alerta que não pode haver diferença de preços nos casos em que o produto for pago à vista. Os preços para opções de pagamento com dinheiro, no cartão de débito ou crédito para o vencimento da fatura devem ser os mesmos.
A troca do produto só é obrigatória se a mercadoria apresentar vício de qualidade ou defeito de fábrica. O prazo para troca no caso de defeito é de 90 dias. O Procon alerta também que pode haver negociação do estabelecimento junto ao consumidor no caso de arrependimento. Nestes episódios faz-se necessário que o estabelecimento comercial emita um acordo, que pode ser feito no próprio cupom fiscal. O consumidor que tiver qualquer dúvida ou reclamação deve entrar em contato com o Procon pelo telefone 151 ou na sede do órgão de defesa do consumidor que fica na rua 13 de Junho, 930, esquina com a rua Maracaju.