Logo Correio do Estado

INFLAÇÃO Alta do preço da carne atinge 20% no período de duas semanas Alta do preço da carne atinge 20% no período de duas semanas 25 OUT 2013 • POR DA REDAÇÃO • 00h00

Quem costuma comprar carne regularmente deve ter ficado surpreso, nos últimos dias, ao passar pelo caixa do açougue. Em duas semanas, a carne bovina inflacionou até 20% em Campo Grande, segundo reportagem na edição desta sexta-feira (25) do jornal Correio do Estado.

Trata-se de aumento oito vezes maior que a inflação acumulada neste ano, de 2,5%. A alta no varejo reflete a valorização da arroba do boi gordo, que passa dos R$ 100. O comportamento do preço da carne é explicado pela oferta abaixo da demanda, que se intensifica no segundo semestre.

De acordo com a reportagem de Osvaldo Júnior, levamentos realizados pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nepes), da Universidade Anhanguera-Uniderp, no início do mês e na semana passada mostram diferenças consideráveis no preço da carne. Dos 14 cortes pesquisados, nove apresentaram altas. A mais expressiva foi a do coxão mole, cujo valor médio passou de R$ 14,21 para 17,06 – variação de 20%.