Logo Correio do Estado

Três Lagoas

Prefeitura vai liberar área de preservação na lagoa maior

Prefeitura vai liberar área de preservação na lagoa maior

22 DEZ 2013 • POR Daniella Arruda • 00h00

Sem conseguir êxito na criação de um parque para proteger as três lagoas urbanas que dão nome à cidade, a Prefeitura de Três Lagoas tem projeto para criar em 2014 uma outra modalidade de unidade de conservação para a região, o Monumento das Lagoas, que permite a existência de propriedades privadas na área a ser preservada, porém com série de restrições ao uso e ocupação.

“Esse é o único tipo de unidade de conservação que é possível criar. A primeira lagoa (Lagoa Principal) vai funcionar como zona de amortecimento e as outras como áreas de restrição, com mais limites na segunda, que recebe e distribui a água para a Principal”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, Milton Gomes Silveira.

A previsão é que projeto de lei instituindo o Monumento das Lagoas seja encaminhado à Câmara Municipal no primeiro trimestre do ano que vem.

Conforme reportagem publicada no início deste mês, o Ministério Público recorreu à Justiça para que sejam tomadas medidas protetivas e de recuperação das Três Lagoas, por causa do risco de desaparecimento do complexo, ameaçado pela poluição e degradação ambiental.