O site de buscas russo Yandex afirmou nesta terça-feira (14) que assinou um acordo com o Facebook para ter acesso a dados públicos de usuários da rede social. A parceria é uma tentativa de melhorar os resultados das pesquisas da ferramenta.
O Yandex supera o Google na Rússia e lidera o mercado com mais de 60% de participação, obtendo receitas a partir de anúncios baseados nos resultados de pesquisas. O cenário de redes sociais no país é dominado por participantes locais, como o Vkontakte, em parte controlado pela em presa de internet Mail.ru, enquanto o Facebook ocupa o quarto lugar na lista de sites mais populares.
Em comunicado divulgado nesta terça, o Yandex afirma que terá total acesso a informações públicas de usuários do Facebook da Rússia, Turquia, Ucrânia, Bielorrússia e Cazaquistão. Além de publicações, os resultados em breve também trarão comentários de outros usuários.
O acordo não envolve dinheiro e é baseado em benefícios mútuos, com o Yandex melhorando a qualidade dos resultados de suas buscas e o Facebook obtendo mais tráfego, disse um porta-voz do site de pesquisa.