Piraputanga – distrito de Aquidauana a 135 quilômetros de Campo Grande – será palco hoje, amanhã e segunda-feira do “ADVERSIDADE – 1º Encontro sobre gênero, diversidade sexual e performance”, organizado pela Ripa na Chulipa Produções.
Incorporado ao projeto “Qual o real da poesia? – medidas performATIVAS”, o encontro busca por meio da arte performática debater temas tão recorrentes na realidade sul-mato-grossense, tal como, a violência contra a mulher, o patriarcalismo, o machismo e a agressão aos povos indígenas.
“Mato Grosso do Sul é o quinto estado do País com os maiores índices de violência contra a mulher. E na mesma proporção está a violência contra homossexuais. Ações como essas são necessárias”, afirma Lígia Marina, responsável pela produtora Ripa na Chulipa, que também tem Rony Petersom como integrante.
Segundo Marina, a arte e a política se unem e, no fim, o evento é uma estratégia de formação para o público, não apenas política, mas de consciência da realidade que persiste em nossa região.
Início das atividades
O projeto “Qual o real da poesia? – medidas performATIVAS”, contemplado pelo prêmio Rubens Corrêa de Teatro/2013 da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, consiste em desenvolver uma série de ações artístico-pedagógicas, dispondo, não apenas de apresentações performáticas, mas também, incluindo em sua programação, oficinas e debates.
Ao todo, serão nove atividades, iniciadas em setembro do ano passado, desenvolvidas em seis cidades do Estado: Dourados, Três Lagoas, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana e Anastácio. Esta é a sexta ação do projeto.