Chegaram hoje a Campo Grande os nove presos transferidos da penitenciária de Pedrinhas, cerne da crise do sistema penitenciário maranhense. Eles ficarão no Presídio de Segurança Máxima da Capital.
"Por questões de prevenção e segurança", no entanto, os nomes não foram informados pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap).
O Ministério da Justiça havia confirmado que, da lista com nome de 35 presos encaminhada pelo governo do Maranhão para transferência, apenas nove atendiam às exigências do Decreto 6.877/2009 e estavam aptos a ser transferidos para o sistema penitenciário federal.
As vagas em presídios federais para líderes de facções criminosas do Maranhão fazem parte do conjunto de medidas anunciadas pelo governo estadual e pelo Ministério da Justiça, para conter a violência dentro e fora dos presídios locais.
Em nota, o Sejap informou que os foram levados em aeronave da Força Nacional e Polícia Federal e que as famílias dos transferidos foram devidamente informadas.