Logo Correio do Estado

facções criminosas Presos que lideraram rebelião no Maranhão são transferidos para Campo Grande Presos que lideraram rebelião no Maranhão são transferidos para Campo Grande 20 JAN 2014 • POR Gabriel Maymone • 18h30

Chegaram hoje a Campo Grande os nove presos transferidos da penitenciária de Pedrinhas, cerne da crise do sistema penitenciário maranhense. Eles ficarão no Presídio de Segurança Máxima da Capital.

"Por questões de prevenção e segurança", no entanto, os nomes não foram informados pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap).

O Ministério da Justiça havia confirmado que, da lista com nome de 35 presos encaminhada pelo governo do Maranhão para transferência, apenas nove atendiam às exigências do Decreto 6.877/2009 e estavam aptos a ser transferidos para o sistema penitenciário federal.

As vagas em presídios federais para líderes de facções criminosas do Maranhão fazem parte do conjunto de medidas anunciadas pelo governo estadual e pelo Ministério da Justiça, para conter a violência dentro e fora dos presídios locais.

Em nota, o Sejap informou que os foram levados em aeronave da Força Nacional e Polícia Federal e que as famílias dos transferidos foram devidamente informadas.