A campanha lançada para ajudar o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a pagar a multa imposta no processo do mensalão já arrecadou hoje R$ 30.610, tudo em menos de 24h de funcionamento.
Delúbio foi condenado a pagar R$ 466,8 mil de multa pela VEP (Vara de Execuções Penais), além de cumprir pena de 6 anos e 8 meses pelo crime de corrupção ativa. Como ainda não foi intimado, o ex-tesoureiro do PT não tem prazo para pagar o montante.
A página "Solidariedade a Delúbio Soares" foi criada após o site "Parceiros da família Genoino" ter arrecadado o valor necessário e até superior para pagar a multa a qual o ex-presidente do PT havia sido condenado.
No site há uma mensagem criticando o julgamento do mensalão. "A difamação, a desinformação, a pressão midiática, tudo foi usado e nada foi poupado na criminalização da atuação política de combativos companheiros petistas, condenados sem provas e com a aplicação de penas excessivas e multas exorbitantes", diz o texto.
Conforme a reportagem apurou, os sites de doações também devem se estender a José Dirceu e João Paulo Cunha, também condenados no mensalão.