Logo Correio do Estado

HANSENÍASE Saúde fará campanha de orientação Saúde fará campanha de orientação 24 JAN 2014 • POR DA REDAÇÃO • 00h00

O último domingo do mês de janeiro (26) será o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) promoverá durante toda a semana, ações com o objetivo de divulgar a população os sinais e sintomas da doença. Haverá distribuição de panfletos, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento.

O objetivo da estratégia é proporcionar o diagnóstico precoce e desta maneira diminuir as sequelas incapacitantes da doença.

A abertura da ‘Semana de Combate à Hanseníase’ será hoje (24), na UBSF Dr. Emílio Garbeloti - no Bairro Jardim Tarumã, às 8h.

Outras seis unidades de saúde também irão realizar palestras e orientações sobre a doença. São elas: UBS Cidade Morena, UBS Universitário, UBS Vila Carlota, UBSF Três Barras, UBSF José Abrão e UBSF Parque do Sol.

No ano de 2013 foram notificados 110 casos novos da doença, com índice de cura de 81%. Já no ano de 2012 foram notificados 125 casos novos, com índice de cura de 88,1%.

O Ministério da Saúde preconiza índice de cura de 90%. Nos dois anos, o índice não foi alcançado, isso se dá ao fato de alguns portadores da doença abandonarem o tratamento devido a duração de seis a doze meses, podendo ser prolongado por mais um ano, com dose diária.