Logo Correio do Estado

CAPITAL Shopping 26 de Agosto deve ser desocupado no prazo de 10 dias Shopping 26 de Agosto deve ser desocupado no prazo de 10 dias 28 JAN 2014 • POR DA REDAÇÃO • 17h30

O juiz titular da 2ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Campo Grande, Ricardo Galbiati, concedeu prazo de 10 dias, a partir de hoje (28), para a desocupação do prédio do Shopping 26 de Agosto por seus ocupantes. O exercício de atividades comerciais não está permitido neste período, apenas a remoção de pertences e mercadorias. Além disso, o magistrado julgou procedente a ação de desapropriação movida pelo Estado de Mato Grosso do Sul, tornando definitiva a decisão liminar que concedeu a posse do shopping, com área de mais de 13 mil m², mediante o depósito parcial do preço ofertado, no valor de R$ 10 milhões.

O pedido do Estado alega que a área é de relevante interesse público e que tem urgente necessidade de utilização do local para viabilizar as instalações de órgãos que compõem a estrutura do Poder Judiciário, tais como Juizados Especiais, Núcleo de Solução de Conflitos e Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul. A empresa ré manifestou concordância com o preço ofertado e com a forma de pagamento, no valor total de R$ 38 milhões.

Segundo o TJMS, os comerciantes estão cientes desde o ano passado que o empreendimento estava à venda. Além disso, no dia 16 de dezembro de 2013, o Governo do Estado publicou um decreto que declarava de utilidade pública, para fins de desapropriação, pela via administrativa ou judicial. O decreto previa autorização para que o Tribunal pudesse promover a desapropriação da área.