Oficialmente o carnaval de Campo Grande só começa no domingo, com o lançamento da festa nos altos da Avenida Afonso Pena, às 18h, mas as escolas de samba anteciparam suas programações e abrem os barracões hoje, amanhã e domingo para receber o público.
“O objetivo é deixar os campo-grandenses afinados e com a letra dos sambas-enredos decorada”, afirma o presidente do Igrejinha Paulo Thomaz.
Segundo o carnavalesco, a agremiação realiza neste fim de semana programação toda, com início às 18h30min, na nova sede da escola – Avenida Ernesto Geisel, s/n – em frente ao CTG Farroupilha. Com a participação de toda comunidade envolvida no desfile.
Sem ficar para trás, a Unidos da Vila Carvalho organiza o “Pagode da vila”. Na sexta, às 20h, na Avenida Joaquim Manoel de Carvalho, 395, a escola comanda a festa com a bateria “Poderosa” e suas passistas. No sábado, às 16h, a festividade conta com a presença dos grupos Samba Di Prima e Sampri. No domingo, também a partir das 16h, a bateria se une aos pagodeiros do Questão de Gosto.
Já a Deixa Falar apresenta ao público, no Centro Comunitário do Bairro Coophatrabalho, ao lado do Posto Policial, especialmente neste fim de semana, o seu esquema de carnaval no sábado, às 19h, com a presença de toda a escola e seus blocos.
Lançamento
O lançamento oficial do carnaval está marcado para este domingo na Cidade do Natal, às 18h. Para o evento, está confirmada a presença das seis escolas do grupo especial, três do grupo de acesso e a bateria formada por crianças.
O grupo Tambores Vento Bom, sob a batuta de Chico Simão e Nola Pompeo, está confirmado para abrir as apresentações das agremiações.
De acordo com o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande, Eduardo de Souza Neto, “o lançamento será uma boa oportunidade dos campo-grandenses conhecerem os sambas-enredos das escolas da Capital para 2014”.
O evento marca também o início oficial da temporada dos pré-carnavais nas escolas de samba na cidade.
Os desfiles em Campo Grande estão confirmados para os dias 3 e 4 de março, na Avenida Alfredo Scaff, próximo à praça do Papa.
Blocos
Os blocos de rua invadem às ruas no fim de semana da Capital. O Grito de Carnaval ocupa a cidade com festa e descontração para os foliões campo-grandenses. Além de resgatar a antiga tradição carnavalesca, os responsáveis pela festividade, levam ao público muito samba e marchinhas de carnaval. Hoje, na Casa Vai ou Racha – Rua 14 de julho, 4113 –, a festa está sobre o comando do Teatro Imaginário Maracangalha, a partir das 17h.
Amanhã, a partir das 15h, na Vila Ferroriária, o Cordão Valu dá seus primeiros passos, na Rua General Melo, 91, no bar Zé Carioca. À noite, a partir das 23h, o Rockers Bar – Avenida Manoel da Costa Lima, 34 –, ao som da banda Dona Nega, dá continuidade à festividade. Além da festa, o concurso de torcidas promete agitar os foliões. Os organizadores esperam muita festa e diversão dos presentes.
Jornalistas
A imprensa campo-grandense tem um novo local para disparar seu gole de desfaçatez. Com o
Além de proporcionar aos profissionais da categoria uma chance de participar do carnaval, tendo em vista que os jornalistas trabalham na cobertura do evento, o bloco tem como objetivo de resgatar velhas tradições, como os blocos de ruas que invadiam a cidade.
O som fica por conta dos músicos do bar, e seu repertório contará com marchinhas. O bloco é mais uma opção de festa em Campo Grande, que pretende em 15 dias reunir novamente a imprensa. Para o carnaval está programado um desfile.