Logo Correio do Estado

Saúde Oficina aborda nova classificação de casos de dengue Oficina aborda nova classificação de casos de dengue 5 FEV 2014 • POR DA REDAÇÃO • 00h00

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Saul (SES) realiza nesta quarta-feira (5) a I Oficina de Dengue/Janeiro 2014. O evento será realizado à partir das 9h, na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem como objetivo capacitar os 79 municípios do Estado quanto a nova classificação dos casos de dengue, coleta, separação, acondicionamento e transporte de amostras para diagnóstico sorológico e molecular.

A oficina contará com a participação de representantes municipais das vigilâncias epidemiológicas laboratoriais. Entre os temas debatidos estão: O histórico da epidemia de dengue em Mato Grosso do Sul; coleta, separação e acondicionamento; transporte de amostras para diagnóstico e ainda a nova classificação de casos de dengue.

Como parte integrante do Plano de Contingência da Dengue em Mato Grosso do Sul a nova classificação de casos de dengue dinamizará a análise e o atendimento dos casos. Os novos critérios atualizam a classificação de casos da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 1997, que designava a dengue como Dengue Clássica, Dengue com Febre Hemorrágica e com complicações. As novas classificações, determinadas pela OMS, classifica a dengue baseada nos seus sintomas como: Dengue Grave e Dengue com Sinal de Alarme.