Logo Correio do Estado

Apreendido Receita leiloa guindaste em Corumbá Receita leiloa guindaste em Corumbá 5 FEV 2014 • POR Diário Online • 12h45

Um guindaste industrial (grua) fabricado em 1978 e pesando 113,6 toneladas será leiloado pela Inspetoria da Receita Federal de Corumbá no dia 19 de fevereiro. O lance mínimo é de R$ 120 mil. A máquina, de fabricação americana e modelo 998, está no Porto de Ladário e foi apreendida há 15 anos por conta de importação irregular.

“O guindaste foi apreendido em 1998 num processo de importação irregular. Houve ação na Justiça e devido a essa disputa judicial, somente no ano passado foi liberado. A melhor destinação para ele é via leilão porque não houve interesse de nenhum órgão público para incorporação”, disse o inspetor-chefe da Receita Federal em Corumbá, Eduardo Fujita.

De acordo com o inspetor, o calendário do pregão, que será pelo sistema de leilão eletrônico prevê abertura da visitação pública ao lote a ser leiloado no dia 12 de fevereiro. As propostas serão recebidas até o dia 18 e o leilão eletrônico do guindaste será na quarta-feira, dia 19 de fevereiro.

“Qualquer pessoa física ou jurídica que atenda às condições do edital, que basicamente determina certidão negativa de débitos da fazenda nacional e a certificação digital, pode participar. Todos os detalhes estão no edital do leilão número 1 de 2014 da IRF Corumbá, que está disponível no site www.receita.fazenda.gov.br, na aba leiloes e sistema de leilão eletrônico”, explicou o inspetor-chefe.

Fujita informou ainda que o vencedor do processo leiloeiro pode pagar a compra de duas formas. “Adquiriu o lote tem que ser feito pagamento de 20% do valor no primeiro dia útil subsequente ao leilão. Os 80% restantes devem ser pagos em até oito dias. Ou efetuar o pagamento integralmente no dia seguinte”, esclareceu. “O arrematante fica responsável pela regularização junto aos órgãos competentes e retirada do local”, completou.