O ator e músico Nico Nicolaiewsky, 56 anos, intérprete do personagem Maestro Pletskava, morreu na manhã desta sexta-feira (7), às 5h30min, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele estava em tratamento contra leucemia aguda desde o dia 23 de janeiro, na entidade. Em nota oficial, o hospital afirmou que a causa da morte foi por complicações relacionadas à doença.
Em janeiro, uma nota divulgada pelo hospital sobre a saúde de Nico dizia que ele estava na fase inicial da doença e havia necessidade de cuidados intensivos e de isolamento. O músico completava neste ano, junto de seu parceiro Hique Gomez, 30 anos do espetáculo em cartaz no Theatro São Pedro, sempre no período de verão. A temporada da peça "Tangos e Tragédias", que chegou a estrear na capital no dia 9 de janeiro, foi cancelada.
Conhecido em todo o Rio Grande do Sul, o ator participou de programas da RBS TV e da Rede Globo, como o Galpão Crioulo, tradicional atração de música regionalista do estado. Em março de 2013, ele homenageou o aniversário de Porto Alegre.