Logo Correio do Estado

De olho em concurso de beleza, miss costura atadura na língua para deixar de comer De olho em concurso de beleza, miss costura atadura na língua para deixar de comer 11 FEV 2014 • POR ibahia • 14h45

De olho no Miss Venezuela 2013, Wi May Nava tomou uma atitude extrema. A jovem Miss Cojedes revelou em depoimento ao documentário ‘Secrets of South America: Extreme Beauty Queens’ (Segredos da América do Sul: Rainhas da Beleza Radicais) que aderiu a um procedimento que costura um pedaço de atadura na língua com o objetivo de deixar de comer alimentos sólidos. Seu objetivo era emagrecer para vencer o tradicional concurso de beleza.

Wi May é uma das muitas mulheres que já se renderam à cirurgia que promete fazer com que os adeptos percam até 13 quilos em um mês. Trata-se do "Miracle Patch" (Atadura milagrosa). A técnica criada pelo médico Nikolas Chugay, cirurgião plástico de Beverly Hills, em Los Angeles, Califórnia, custa cerca de R$4.000,00.

O procedimento consiste em 'costurar' uma espécie de atadura no meio da língua para fazer com que a ingestão de alimentos sólidos se torne dolorosa e a pessoa opte por líquidos. O material é preso por seis pontos e entre os efeitos colaterais estão dificuldades na fala e no sono. Apesar de a técnica não ser proibida, ainda não existem estudos que comprovem sua eficácia.

Wi May, que também fez plástica no nariz e nos seios, ficou na segunda colocação do Miss Venezuela 2013. A pergunta que permanece é se tudo é valido em busca do corpo 'perfeito' para atender aos padrões dos concursos de beleza.