Em votação aberta na noite desta quarta-feira (12), o Plenário da Câmara dos Deputados cassou, por 467 votos favoráveis e 1 abstenção, o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), acatando representação do PSB aprovada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Donadon cumpre pena na Penitenciária da Papuda, em Brasília.
Dos oito parlamentares de Mato Grosso do Sul, sete votaram pela cassação. O único ausente do Estado, segundo informações da Câmara Federal, foi o deputado Akira Otsubo (PMDB), que ocupa o cargo em substituição a Edson Giroto (PR), hoje licenciado por ser secretário de Obras da atual administração estadual.
Akira está internado no Hospital Alberto Einstein para retirada de pedra na vesícula e deverá receber alta esta semana.
Mato Grosso do Sul (MS) Biffi PT Sim Fábio Trad PMDB Sim Geraldo Resende PMDB Sim Mandetta DEM Sim Marçal Filho PMDB Sim Reinaldo Azambuja PSDB Sim Vander Loubet PT Sim
Condenação
Natan Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e pelo desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia. No ano passado, o Plenário manteve o mandato do parlamentar, mas ele foi afastado por decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.
Em sessão realizada em agosto do ano passado, a Câmara manteve o mandato do deputado porque houve apenas 233 votos a favor da perda de mandato. O mínimo necessário é de 257 votos. Na ocasião, a votação foi secreta.