Logo Correio do Estado

JAPÃO Nevascas deixam 12 mortos e provocam atrasos em transportes Nevascas deixam 12 mortos e provocam atrasos em transportes 16 FEV 2014 • POR FOLHA PRESS • 21h00

Pelo menos 12 pessoas morreram e 1.650 ficaram feridas desde anteontem devido ao temporal que provocou fortes nevascas no Japão. O mau tempo provocou caos em estradas, ferrovias e aeroportos na região central do país.

O acúmulo de neve na última madrugada chegou a 58 cm na prefeitura de Saitama e 36 cm na cidade de Fukushima, a 70 km da usina nuclear homônima. Na capital Tóquio, o acúmulo chegou a 20 cm, que derreteu durante o dia devido às temperaturas de até 10ºC.

Os mortos e feridos, em sua maioria, foram vítimas de acidentes de trânsito provocados pelo gelo. O temporal também fez com que 246 mil casas ficassem sem energia elétrica em todo o país ontem, número que foi reduzido para 18 mil hoje.

Os passageiros dos aeroportos de Haneda e Narita, em Tóquio, sofreram com os problemas no tráfego aéreo. A All Nippon Airways, uma das principais do país, foi forçada a cancelar 338 voos domésticos e 12 viagens internacionais por causa da neve.

O mau tempo também prejudicou o funcionamento do trem bala, que foi obrigado a circular com velocidade reduzida, provocando atrasos e cancelamentos. Em Kawasaki, um trem comum bateu em outra composição parada devido à falta de freios, deixando 19 feridos.