O município de Camapuã (MS), a 137 km de Campo Grande, será alvo, nas próximas semanas, de fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU). A cidade sul-mato-grossense é a única do Estado que compõe uma lista de 60 municípios, sorteada ontem.
O órgão irá inspecionar os recursos federais destinados à execução de programas do governo nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O trabalho também irá apurar eventuais denúncias e representações enviadas à CGU relativas às cidades sorteadas.
Programa
O Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação do dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrução e fomentar o controle social.
Desde 2003 até o 38° sorteio, realizado em março de 2013, já foram fiscalizados e divulgados os relatórios de 2.084 municípios sorteados, o que corresponde a 37% do total dos municípios brasileiros; o trabalho de fiscalização realizado neste período engloba recursos públicos federais superiores ao montante de R$ 19,9 bilhões.