O principal dilema de quem quer reduzir o número de sacolas plásticas em casa é ter algo para forrar o lixinho da cozinha e do banheiro de forma limpa e organizada. Depois de muito pensar em uma forma mais consciente de descartar o lixo, Juliana Valentini, desenhista industrial e autora do blog “De Verde Casa”, encontrou a solução em uma paixão de criança, o origami.
“A ideia caiu do além na cabeça. Pensei em materiais que temos sempre à mão, lembrei do jornal e pensei no copinho de origami que tinha aprendido a fazer quando era criança”, explica. A alternativa foi fazer um copinho em proporções bem maiores, usando jornal. Com duas folhas sobrepostas e dobradas é possível confeccionar um copão resistente a vazamentos e rasgos, que cabe perfeitamente na maior parte dos cestos de lixo para banheiro e cozinha.
A dica é recolher os saquinhos de jornal e ir colocando em um cesto de lixo maior na área de serviço – este sim, forrado com um saco que pode ser de plástico biodegradável para ser recolhido pelo caminhão de lixo.
De acordo com Juliana, a medida ajuda consideravelmente a diminuir o plástico descartado. Se você joga as sacolinhas de supermercado em um saco de lixo maior está embalando plástico com plástico. O saco de dentro demora mais para se deteriorar porque não está em contato com os agentes da natureza como sol e chuva.
A designer lembra, ainda, que forrar cestos de lixo com saquinhos de papel não é um método apropriado só para quem assina jornal e tem grande quantidade do produto em casa. “Compro jornal apenas no final de semana. Como não tenho tanto volume de lixo, dá para a semana toda”, afirma Juliana.