A Prefeitura de Campo Grande tem descontado, em dia, o valor da parcela de empréstimos consignados feitos por servidores públicos municipais aposentados, mas deixado de fazer o pagamento à Caixa Econômica Federal na data correta. Enquanto o município não honra o compromisso, servidores que fizeram empréstimos recebem, em casa, cartas do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) com o alerta de que terão o nome negativado por falta de pagamento da parcela do consignado. Devido à falta de regularidade na operação, a Prefeitura de Campo Grande pode perder dinheiro, com o pagamento de juros ao banco, devido aos atrasos.
De acordo com matéria publicada na edição desta segunda-feira (24) do jornal Correio do Estado, os empréstimos consignados são descontados diretamente na folha de pagamento. A transação é simples: o servidor faz um empréstimo junto a uma instituição financeira - no caso, é a Caixa Econômica Federal (CEF) - e a prefeitura se compromete a descontar o valor da parcela direto do pagamento do funcionário e repassar o dinheiro ao banco, na data de vencimento acordada.
Em Campo Grande, porém, a administração do prefeito Alcides Bernal (PP) tem feito o desconto na folha de pagamento, ainda no início do mês, e atrasado o pagamento do consignado à Caixa Econômica Federal. Com isso, servidores correm o risco de terem o nome negativado e, consequentemente, sofrerem restrições de crédito mesmo após o desconto do valor mensal do empréstimo. A reportagem é de Patrícia Belarmino.