Logo Correio do Estado

desastre Isolado do país por cheia, Acre decreta situação de emergência Isolado do país por cheia, Acre decreta situação de emergência 27 FEV 2014 • POR Terra Magazine • 16h45

O governador do Acre, Tião Viana (PT), decretou situação de emergência nas áreas do Estado afetadas direta e indiretamente por enchentes. Por causa da cheia do Rio Madeira, quatro trechos da BR-364, única ligação rodoviária do Acre o restante do país, estão com a pista submersa em lâmina d’água de 80 centímetros. A situação de emergência durante 90 dias já foi reconhecida pela Defesa Civil Nacional.

O tráfego de veículos pequenos na rodovia que liga Rondônia ao Acre está interrompido, sendo autorizada a passagem apenas caminhões com alimentos. Em Porto Velho, o prefeito Mauro Nazif (PSB) declarou situação de calamidade pública também em razão da enchente do Rio Madeira, que vem se mantendo com o nível de 18,58 metros acima da cota de alerta.

O centro comercial de Porto Velho está completamente tomado pelas águas. O Mercado Municipal, Restaurante Popular, Mercado do Peixe e o Terminal Hidroviário também foram interditados pela prefeitura, para quem a cidade já sofreu prejuízos decorrentes da cheia que somam R$ 586 milhões.